Prevenir é uma responsabilidade de todos

Publicado em: 11/02/2020 09:32

A Prefeitura de Campo Novo do Parecis, por meio da Secretaria de Saúde, vem alerta, a população, sobre o aumento do número de casos de Dengue no município.

Há mais de uma década o Ministério da Saúde lançou em âmbito nacional uma campanha de conscientização voltada  ao combate do mosquito Aedes aegypti conseguem sobreviver por meses., intitulada “Decifra-me ou Devoro-te”.

Naqueles tempos, tal como nos dias atuais, o objetivo principal sempre foi o de mobilizar a sociedade de cada lugar do país para a prevenção das graves consequências que o mosquito transmissor causa.

Mas, o que presenciamos todos os anos é o aumento assustador de casos de Dengue, Zika e Chikungunya causando a morte de muitas pessoas.

Em Campo Novo do Parecis o mosquito infelizmente continua “devorando” muitas  vidas. Somente no período de 1º de janeiro a 9 de fevereiro de 2020 foram registradas 285 notificações, sendo que 49 estão confirmadas para DENGUE e 236 notificações se encontram abertas, sob investigação.

Definitivamente é um número assustador, pois supera aos números de 2019 em mais de 400% (quatrocentos por cento) de novos casos.

A população precisa urgentemente mobilizar-se e conscientizar-se para “decifrar” as medidas de prevenção, visando a não proliferação do mosquito transmissor, redobrando os cuidados para eliminar os possíveis criadouros do mosquito, tais como tampar caixas, tonéis e barris de água, limpar calhas, remover galhos e folhas das calhas, encher os pratinhos de vasos com areia, colocar o lixo em saco plástico em lixeiras fechadas, manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo, acondicionar pneus em locais cobertos, fazer sempre a manutenção de piscina; tampar ralos, não deixar água acumulada em cacos de vidro de muros ou cimento, catar sacos plásticos e lixo do quintal, dentre tantos outros cuidados necessários e importantes para a prevenção e combate ao mosquito.

A Secretaria Municipal de Saúde estará desenvolvendo de forma permanente ações de conscientização e informação à população, sendo a primeira ação programada para acontecer no próximo dia 15 de fevereiro de 2020, a partir das 7h30, onde as equipes formadas por toda a sociedade civil irão se concentrar na Unidade de Saúde Jardim das Palmeiras, no bairro Jardim das Palmeiras, saindo, logo depois,  para visitar as residências do bairro com o objetivo de recomendar a prevenção em qualquer época do ano.

“Água parada não move moinho.” Cria mosquito e mata! Faça a sua parte!