CAMPANHA DE VACINAÇÃO DA INFLUENZA FOI CANCELADO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE

 

Publicado em: 07/05/2020 15:28

Whatsapp

 

A campanha de vacinação contra Influenza, que neste ano foi antecipada devido à pandemia do novo Coronavírus, teve uma nova alteração no calendário, determinada pelo Ministério da Saúde, a mesma que estava prevista para o próximo sábado (9), foi cancelada.

O Ministério da Saúde, em comunicado divulgado na quinta-feira (30) para as Secretarias de Saúde, o cancelamento do evento, que costuma levar um grande número de pessoas aos postos de saúde causando aglomerações, o que neste momento não é recomendável.

As alterações se referem a terceira fase, que ocorreria inicialmente entre os dias 09 a 22 de maio, sendo o Dia D de mobilização nacional, em 9 de maio, com alteração para o período entre 11 de maio a 05 de julho, havendo divisão desta terceira fase em duas etapas e o cancelamento do dia D. Recomenda-se que as ações de vacinação sejam organizadas, conforme a realidade local, levando em conta o alcance da cobertura vacinal para cada grupo prioritário, a sustentabilidade dos serviços de saúde para planejar e operacionalizar a estratégia, o esgotamento na capacidade de atendimento à população, bem como a avaliação do cenário epidemiológico para a COVID-19.

 

Grupos prioritários e fases para a vacinação no Brasil, 2020.
Fases  da Estratégia, grupos prioritários da vacinação:
Idosos (60 anos e mais de idade) e trabalhadores da saúde 
Profissionais das forças de segurança e salvamento.