Secretaria de Educação participa de reunião do Arranjo da Educação Parecis

 

Publicado em: 03/09/2021 14:53

Whatsapp

 

A Secretária Municipal de Educação, Silvana Nunes Viana Paiva, e sua equipe pedagógica estiveram reunidas com secretários de Educação das cidades vizinhas num diálogo para instituição de um arranjo de Desenvolvimento da Educação do território do Parecis (ADE Parecis), este será o 1° ADE no estado de Mato Grosso.

A reunião aconteceu nesta quarta-feira (01) e buscou o fortalecimento da região nas questões relacionadas à educação.

O ADE Parecis conta, até o momento, com a participação dos Municípios de Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio e Sapezal. A previsão é de que os Municípios de Brasnorte e Comodoro também participem. 

Este movimento buscará a união de esforços de redes municipais para atuarem de forma colaborativa  com o intuito de superarem dificuldades e garantirem a aprendizagem dos alunos. 

Todos os secretários estiveram com representantes de suas equipes e demonstraram total apoio a esta ação.

A presença do Professor efetivo da UFMT. Dr. Bartolomeu Ribeiro, contribuiu significativamente para a demonstração da importância deste arranjo educacional, bem como, para o fortalecimento desta semente plantada.

O ADE é um instrumento que está sendo utilizado por muitos municípios no Brasil, esta prática constitui um regime de colaboração entre os municípios, com parcerias entre as secretarias, trocas de experiências e ações conjuntas em prol do crescimento coletivo dos municípios do território. As experiências mostram que esse Arranjo de Desenvolvimento da Educação proporcionam ganho de escala em termos de qualidade do ensino, fortalecendo o setor.