Secretaria de Saúde finaliza campanha com 255 coletas de exames preventivos.

 

Publicado em: 05/04/2022 10:02 | Fonte/Agência: DECOM | Alison Monteiro

Whatsapp

 

Março é considerado o mês de prevenção ao câncer do colo do útero. Como forma de conscientizar à população sobre o tema e ajudar no rastreio dessa doença, a Secretaria Municipal de Saúde lançou de 22 à 31 de março a Campanha de Coleta do Exame Preventivo nas Unidades de Saúde em horário diferenciado para atender à todas as mulheres que por algum motivo não conseguem comparecer às rotinas dos serviços de saúde.

O câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. “Sabemos que a prevenção e alguns cuidados podem evitar esta doença. Portanto, durante o mês de março, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou as ações voltadas à saúde da mulher, destaca o Secretário de Saúde Dalmo Henrique Thomazzi.



A atividade desenvolvida em consonância ao Ministério da Saúde, Março Lilás, resultou em aproximadamente 255 coletas.

Prevenção
É causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. A importância da conscientização sobre este tipo de câncer é que, na grande maioria das vezes, ele pode ser evitado.

A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV, disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, em todas as Unidades de Saúde da Família, podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.

Outra forma de prevenção está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação sexual.

Além disso, o exame preventivo (conhecido como Papanicolau) deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, pois é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas precoces, que se tratadas, são curadas na quase totalidade dos casos, não evoluindo para o câncer.


Agradecemos a todas as equipes envolvidas e empenhadas nesta Ação e a todas as mulheres que participaram.
A Saúde de Campo Novo do Parecis cuidando de você com amor!