Programa Mais MT Muxirum inicia aulas para alunos de Campo Novo do Parecis

 

Publicado em: 13/04/2022 17:41 | Fonte/Agência: DECOM | Caio Marques

Whatsapp

 

A Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis, através da Secretaria de Educação, deu início ao programa Mais MT Muxirum, onde teve sua abertura no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores nessa última terça (12) às 19:30.

O Programa Mais MT Muxirum, tem por objetivo principal reduzir o índice de analfabetismo para 3% entre pessoas de 15 anos ou mais, tanto da zona urbana como da zona rural os ensinando a ler e a escrever, considerando o município livre de analfabetismo, conforme prevê a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura - UNESCO, possibilitando assim o acesso ao conhecimento, fortalecimento da cidadania e a melhoria de vida das pessoas nesta faixa etária.


Representantes do programa e das aldeias idígenas estavam presentes.

A Secretária de Educação, Silvana Nunes Viana de Paiva, no mês de fevereiro recebeu a informação sobre o programa e viu a possibilidade de trazê-lo para nossa comunidade, então, em conversa com nosso Prefeito Municipal Rafael Machado, decidiu fazer a adesão do mesmo. Após ampla divulgação nas redes sócias e mídias,  já começamos a fazer o cadastramento de professores e logo após, os alunos, que ate o momento estamos com 122 alunos matriculados. Teremos atendimento no Residencial Parecis, na Associação de Bairro do Jardim das Palmeiras, na Escola Municipal Jardim das Palmeiras, na Associação de bairro Boa Esperança, na escola Municipal 04 de Julho, na Fazenda Pampeira do Grupo SLC, na Itamarati, na Aldeia Seringal e quatro cachoeiras.


Representantes do programa.

A aula inaugural teve a abertura com apresentação cultural dos professores Samuel Neves dos Santos e Bruno Matheus Pazuch, que executaram o cover da música Aquarela - Toquinho, em violão e trompete, logo em seguida foi chamado à mesa os representantes do programa, sendo eles, Narciso Kazoizae - Cacique da aldeia 4 cahoeiras - represendo a Etnia Haliti Pareci, Diretor Saulo Scariot e Diretor Adjunto Claudiomar Pedro da Silva (DRE) representantes do programa, Vera Lucia de Freitas, coordenadora e Priscila Gomes da Silva, representante dos professores no programa. Cada um teve a palavra e explicou sobre o funcionamento do programa para os alunos e professores presentes. No final, foi efetuado a entrega dos materiais dos professores e dos alunos presentes, finalizando assim, a abertura do programa no município.


Alunos recebendo os materiais de estudo.