Programa Alfabetiza MT tem início em Campo Novo do Parecis

Publicado em: 02/05/2022 15:55 | Fonte/Agência: DECOM | Caio Marques

Na última Sexta-feira (29/04), a Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou uma reunião de início do programa Alfabetiza MT, que tem por objetivo principal a melhoria dos resultados da alfabetização dos estudantes das escolas públicas do Estado de Mato Grosso, por meio de regime de Colaboração com os municípios adesos, buscando alfabetizar todas as crianças  até 2° ano do Ensino Fundamental, oferecendo formação continuada aos docentes, acompanhamento do desenvolvimento das atividades e avaliação dos resultados.

O Programa Alfabetiza MT foi instituído pela Lei nº 11. 485, de 28 de julho de 2021, e regulamentado pelo Decreto n° 1.065 em 10 de agosto de 2021 e está estruturado em 8 componentes que contemplam as seguintes dimensões: Institucionalização, Avaliação e Monitoramento, Fortalecimento da Gestão Municipal e Escolar, Criação de Material Didático e Metodologias, Desenvolvimento de Capacidades, Comunicação e Engajamento, Articulação e Mobilização e Criação de Incentivos.

A Secretária de Educação Silvana Nunes Viana Paiva esteve presente na reunião.

Conheça os detalhes de todos os 8 componentes acessando esse arquivo: Programa Alfabetiza MT 2022

Em destaque na Criação de Incentivos, o programa tem o Prêmio Educa MT, que tem por objetivo incentivar a aprendizagem na idade certa, destinando prêmios por meio de recursos financeiros às escolas com melhores resultados de alfabetização, e apoio financeiro para aquelas com baixos índices de desempenho nas avaliações. A cada ano, após a divulgação do resultado final das avaliações da aprendizagem, serão publicadas as relações das escolas contempladas com as premiações e apoios financeiros, a partir do Índice de Desempenho Educacional do Estado de Mato Grosso na Alfabetização – IDEMT-ALFA.

Mais informações sobre o Programa Alfabetiza MT, acesse o arquivo abaixo: