Cerimônia de Juramento à Bandeira reúne mais de 280 jovens para a Dispensa do Serviço Militar

 

Publicado em: 11/08/2022 17:31 | Fonte/Agência: DECOM | Caio Marques

Whatsapp

 

A Junta de Serviço Militar de Campo Novo do Parecis-MT, realizou a cerimônia de Juramento à Bandeira neste dia 11 de agosto de 2022, no espaço da Feira Municipal, compareceram na cerimônia cerca 280 jovens. A solenidade contou com a presença do Tenente Roberto de Paula e sua equipe do 44º Batalhão de Infantaria Motorizado de Cuiabá, e da banda do Corpo de Bombeiros de Cuiabá e de várias autoridades locais e também a presença do prefeito Rafael Machado (Presidente da Junta de Serviço Militar deste Município). O evento contou com total apoio da Secretária de Assistência Social Roberta Cristina de Freitas e sua equipe.

Além da dispensa do Serviço Militar, os jovens irão receber o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), que serão entregues na Junta de Serviço Militar, situado na Av. Mato Grosso,  206, Centro.

O alistamento militar é obrigatório no Brasil, além de ser um ato de civismo e patriotismo. Campo Novo do Parecis-MT é considerado um “município não tributário” ao contingente e os jovens da cidade são normalmente dispensados do serviço militar.

A cerimônia de juramento à Bandeira Nacional é uma solenidade prevista no artigo 217, do Regulamento da Lei do Serviço Militar, na qual o cidadão que foi dispensado da prestação de Serviço Militar inicial assume, frente ao símbolo máximo da Pátria, o compromisso de que se apresentará imediatamente em caso de uma convocação de emergência pelo Exército.