Campo Novo do Parecis sedia oficina para capacitar os membros do Conselho Tutelar

 

Publicado em: 31/08/2022 15:12 | Fonte/Agência: DECOM | Caio Marques

Whatsapp

 

A Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis e a Secretaria Municipal de Assistência social, através do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), realizou essa semana uma Oficina de Capacitação de Conselheiros Tutelares para membros do CDMCA e do Conselho Tutelar que reuniu os polos de Cáceres, Pontes e Lacerda e Tangará da Serra em Campo Novo do Parecis, onde foram recebidos pela Secretária de Assistência Social Roberta Cristina Freitas da Silva, as autoridades municipais, o Conselho Tutelar, CMDCA, Poder legislativo e Membros da sociedade.

O evento de abertura aconteceu no Auditório da Câmara Municipal em 22/08, com apresentações artísticas da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A capacitação durou uma semana e foi ministrada pela Coordenadora Estadual do Sistema de Informação Para a Infância e Adolescência (SIPIA), Rebeca Alves Marques Souza, sendo realizado no Centro de Treinamento de Difusão Tecnológica – IMA/CNP, contando com a presença de 47 participantes entre conselheiros e representantes do CMDCA.


Membros do CEDCA, CMDCA e Conselho Tutelar dos polos regionais de Cáceres e Tangará da Serra.

O treinamento tem como objetivo formar e capacitar os membros para que identifiquem as violações de direitos de crianças e adolescentes nesses municípios, utilizando o SIPIA (Sistema de de Informação Para a Infância e Adolescência) podendo assim gerenciar melhor e com mais precisão os casos recebidos.

O Prefeito Municipal Rafael Machado e a Primeira Dama Nelva Casagrande, realizaram uma visita ao local do treinamento e agradeceram a participação dos presentes, bem assim como se disponibilizaram, no que se refere a garantia de direitos à crianças e adolescentes, ressaltando a importância da utilização do sistema.

Na noite do dia 25, o Presidente do CEDCA, Sr. Mauro Cesar Souza e sua equipe, visitaram a sede do Conselho Tutelar, onde conheceram a sala de Escuta Especializada, referência em nosso Estado e conquista em nossa cidade, conforme lei nº13.431/04 de Abril de 2017.


O treinamento contou com a visita do Prefeito Municipal Rafael Machado e a Primeira Dama Nelva Casagrande.

O Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA) é um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Por meio dele, são produzidos conhecimentos específicos sobre as situações concretas de violações aos direitos e sobre as respectivas medidas de proteção. A partir do SIPIA, torna-se possível sistematizar a demanda dos Conselhos Tutelares, inclusive por categoria de violação, consubstanciando-se em um mapeamento das violações ocorridas naquela localidade possibilitando o mapeamento real referente crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e/ou social para adoção de políticas públicas.