Secretaria de Educação realiza o 1º Seminário Municipal do Alfabetiza MT

Publicado em: 07/10/2022 17:14 | Fonte/Agência: DECOM | Caio Marques

A Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis, através da Secretaria Municipal de Educação realizou nos dias 06 e 07 de Outubro o 1º Seminário Municipal do Programa Alfabetiza MT, no auditório da Câmara Municipal.

A abertura do evento foi realizada na noite dessa última quinta (06), com a execução do Hino Nacional Brasileiro e Hino do Município de Campo Novo do Parecis, seguido do momento cultural da educação indígena, iniciando-se com a dança típica da comunidade e logo após um teatro sobre a conscientização no meio ambiente, que também foi uma das peças apresentadas no 1º FETRAN que teve no município. Na sequência, foram entregues os materiais didáticos complementares do Programa Alfabetiza MT e aberto o espaço para os formadores municipais apresentarem sobre o programa e seu progresso no município.

A apresentação de Conscientização sobre o Meio Ambiente tambem foi apresentado no 1º FETRAN que ocorreu no dia 29 de agosto de 2022.

No dia seguinte (07) foram apresentados os novos trabalhos, iniciando com o momento cultural da Educação Infantil e Ensino Fundamental e logo em seguida as apresentações das Boas Práticas das Escolas Municipais, onde os alunos de cada escola apresenta sobre o aprendizado recebido em sala de aula com os professores, na qual utilizam o Método de Fônico que estimula a consciência fonológica, facilitando na prática de alfabetização.

Alunos apresentam a forma de ensino praticada em salas de aula, utilizando o Método Fônico.

O Programa Alfabetiza MT foi instituído pela lei Nº 11.485 de 28 de julho de 2021, e regulamentado pelo decreto Nº 1.065 de 10 de agosto de 2021. O programa tem como objetivo principal a melhoria dos resultados da alfabetização dos estudantes das escolas públicas do estado de Mato Grosso, por meio de regime de colaboração com os outros municípios adesos, buscando como fundamento a alfabetização de todas as crianças das escolas mato-grossenses até o 2º ano do ensino fundamental.

"(...)Os municípios da região estão trabalhando em regime de colaboração e aprendendo como a educação pública deve ser feita, Campo Novo do Parecis vem trazendo muitas práticas pedagógicas exitosas com ótimos resultados que vem se desenvolvendo, se tornando um momento histórico na educação mato-grossense" - afirma André Riul, representante da SEDUC e do Programa Alfabetiza MT.

O evento contou com a participação da Secretária Municipal de Educação de Campo Novo do Parecis, Silvana Nunes Viana Paiva e toda a sua equipe, juntamente com representantes da DRE e do Programa Alfabetiza MT.