Curso de Atendimento a Tentativa de Suicídio capacita profissionais de Segurança Pública

 

Publicado em: 19/07/2021 11:24 | Fonte/Agência: DECOM | Gabrielly Henning

Whatsapp

 

A Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou na manhã desta segunda-feira (19), o Curso de Atendimento à Tentativa de Suicídio (CATS), voltado para profissionais de segurança pública. O treinamento com cerca de 40 horas/aula conta com instruções teóricas e práticas e acontecerá entre os dias 19 e 23 de julho.

Cerca de 60 agentes participam da capacitação, incluindo bombeiros, policiais militares, servidores da saúde, assistência social, agentes de trânsito e outros.

A abertura do curso contou com a presença das autoridades municipais e estaduais como, o Prefeito, o vereador Fábio Aguiar, 1° Tenente Bombeiro Militar Jamil Nobres, o 1° Tenente Bombeiro Militar Valmir Estevão Rampim, o Secretário de Saúde Dalmo Thomazzi e a Enfermeira coordenadora do SAMU Elaine Aparecida da Silva.

O Prefeito falou sobre a importância do estudo sobre o tema por conta da pandemia. “Enfrentamos, no início de pandemia, algumas dificuldades técnicas a serem tomadas, como compra de remédios e outros, mas sabíamos que ainda não era nada perto do que poderia causar nas crianças fora da escola, adultos perdendo o contato com seus amigos, mudanças no nosso cotidiano. Isso é difícil para todos nós, mas creio que esse curso seja de suma importância para todos”, pontuo Prefeito.

“O Curso de Atendimento a Tentativas de Suicídio é uma poderosa ferramenta de valorização da vida, visto que é uma das ações que se harmonizam com algumas diretrizes da Organização Mundial de saúde (OMS) para a redução dos números de suicídios, com trabalho focado na prevenção entre profissionais de segurança pública e para população, em geral”, disse 1° Ten. Bombeiro Militar Jamil Nobres.

Saiba mais

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma pessoa comete suicídio a cada 40 segundos no mundo. A prevenção é fundamental para reduzir esses números e reverter essa situação.

O Centro de Valorização da Vida – CVV é uma das instituições que atuam no Brasil, realizando apoio emocional e prevenção do suicídio. Você pode conversar com um voluntário do CVV ligando para 188 de todo o território nacional, 24 horas diariamente de forma gratuita.


Imagens